A carregar...



A NOSSA EQUIPA


  • Margarida Silveira Rodrigues
  • Ana Gomes
  • Daniela Semedo
  • Inês Santos
  • Inês Coelho
  • Joaquim Vítor
  • Joana Lemos
  • Joana Lima
  • Joana Matoso
  • Maria João Figueiras
  • Sandra Luísa Fernandes
  • Sónia Bartolomeu
  • Teodomiro Urbano Pires
  • Maria João M. Cosme
  • Rita Bustorff Silva
Margarida Silveira Rodrigues

Cédula Profissional: 13033

Aconselhamento Parental, Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta

Experiência profissional:

desde 1995
Prática de Clínica Privada com crianças, adolescentes e adultos
Aconselhamento parental, observação e intervenção em contexto escolar

desde 2011
HighScope Trainer – supervisão pedagógica, lecionação de formação certificada pelo modelo HighScope nas áreas de prevenção de conflitos, resolução de conflitos, gestão do espaço e do tempo, implementação da Rotina HighScope, interação adulto-criança e interação entre pares.

desde 1998
Diretora da Escola Raiz
Direção pedagógica da Escola Raiz: organização e planeamento da escola,  gestão do dia, definição do projeto educativo, regulamento e metodologia, implementação do modelo HighScope.

Observação e acompanhamento de crianças.

Formação académica mais relevante:

2011
HighScope Trainer Pós-graduação
HighScope Foundation, Ypsilanti

2010
Formador registado Cientifico-Pedagógico B11 Pedagogia e didática; B18 Pedagogia do Desenvolvimento Social Infanto Juvenil CCPFC/RFO-27315/10

2008
CAP
Metodologias de formação EDF 473954/2008

2008
HighScope Teacher
Avaliação certificada da prática educativa HighScope Foundation, Ypsilanti

2002
Mestrado parte curricular
Educação de Infância, Educação multicultural e supervisão Institutos de Estudos da Criança

1995
Psicóloga
Licenciatura em Psicologia- Psicoterapia e aconselhamento parental
Universidade de Lisboa

Dedicou a sua carreira ao trabalho com crianças nas mais variadas áreas. Como psicóloga clínica; como diretora da Escola Raiz, onde é implementado um modelo de aprendizagem ativa promotor do envolvimento e sucesso da criança; como formadora do modelo HighScope em temáticas como a prevenção e resolução de conflitos, interação adulto-criança, avaliação da qualidade do processo de ensino aprendizagem, avaliação da criança em contexto escolar, aprendizagem ativa e  desenvolvimento da auto-estima na criança. Esta formação tem sido realizada tanto em Portugal como em países de Língua Portuguesa.

Participa anualmente na HighScope International Conference onde tem apresentado conferências em temáticas diversas como: Catch Math’s Train: developmental levels within a station; Back to the Future: Elementary HighScope Coming Soon to a School Near You! HighScope Difference on Elementary Classroom; HighScope in elementary: a successful way of learning – Workshop/stations ;HighScope in Elementary: a successful way of learning – Plan/do/ Review; The letter of the week; P-D-R a brain food for kids.

Ana Gomes

Cédula profissional: 5361

Processos de adaptação psicológica à doença: oncologia, dor, doenças crónicas. Promoção de comportamentos alimentares saudáveis na infância.

Experiência profissional:

Desde 2009
Psicóloga clínica na Unidade de Tratamento de Dor e Unidade de Oncologia no Hospital Lusíadas Lisboa, a realizar acompanhamento psicológico a doentes com dor crónica e doentes oncológicos.

2012-2014
Docente convidada na Pós-Graduação em Intervenção Cognitivo-Comportamental, para o módulo Intervenção Cognitivo-Comportamental no Tratamento da Dor Crónica, desenvolvida pela Associação Central de Psicologia.

2005-2008
Psicóloga clínica no projecto “Atitude Positiva” (Programa de Prevenção Primária das Toxicodependências), desenvolvido pelo Académico de Torres Vedras.

2008-2014
Professora adjunta (convidada), na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa.

Formação académica:

Desde 2010
Doutoranda em Psicologia da Saúde, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

2008
Mestrado em Psicoterapia e Psicologia da Saúde, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

2003
Licenciatura em Psicologia, Variante de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, Cognitiva e Sistémica, pré-especialização em Psicologia Clínica da Saúde, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Daniela Semedo

OPP: 22104

Psicologia Clínica e da Saúde, Intervenção Precoce em Saúde Mental, crianças, adolescentes e adultos. 

Experiência profissional:

desde 2017
Docente na Licenciatura e Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde,  Instituto Piaget (ISEIT)

2014 – 2017
Escritora Científica Sénior, BioNews Services, Dallas, TX, United States of America

2010 – 2014
Psicóloga Clínica, Royal Edinburgh Hospital, Child and Adolescent Mental Health Services
Psicóloga Clínica,  Bhandare Hospital, Panjim, Goa, India

2009
Psicóloga Clínica, Hospital de São Francisco Xavier, Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental

Formação académica:

2015
Doutoramento em Psicologia Clínica, The University of Edinburgh

2010
Mestrado em Psicologia da Saúde, Instituto Piaget

2009
Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica, Instituto Nacional de Psicologia e Neurociências

2008
Licenciatura em Psicologia Clínica e do Aconselhamento, Instituto Piaget

2007
Formação em Consulta Psicológica com o Adolescente, ISPA
Formação em Psicologia Pediátrica, Universidade Lusófona

Inês Santos

Cédula Profissional n.º C-049614177
Membro Associado da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (N.º 0968)

Compreensão e expressão da linguagem verbal oral e escrita;
Fala / Articulação verbal;
Motricidade orofacial;
Mastigação e Deglutição;
Voz / Qualidade vocal.

Experiência profissional:

2017- 2018 – Terapeuta da Fala na Escola Raiz (Estágio Profissional)

2016-2017 – Investigadora no Egas Moniz Centro de Investigação Multidisciplinar em Psicologia da Saúde (2 artigos publicados)

2016 – Terapeuta da Fala na Explicolândia, Centro de Estudos,  Terapeuta da Fala na Escola Superior de Medicina Oriental e Terapêuticas (ESMOT)

2014-2015 – Estágio Clínico em Terapia da Fala no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de São Bernardo em Setúbal; Estágio Clínico em Terapia da Fala no Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Garcia de Orta em Almada

Formação académica:

2017 – Pós-graduação em Motricidade Orofacial na Clínica-Escola Instituto EPAP em Lisboa

2016 – Curso: Aplicação e cotação dos testes TFF-ALPE e TL-ALPE (Abril 2016 na Relicário de Sons) 2015 – Formação Pedagógica Inicial de Formadores na Espiralsoft em Lisboa

Licenciatura em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde Egas Moniz em Almada

Inês Coelho

Psicomotricidade, Cinoterapia, Estimulação Sensorial, Intervenção Precoce

Experiência profissional: 

Desde  2017
Psicomotricista (Terapias Assistidas com Cães) – Associação Burros do Magoito

2016 – 2018
Psicomotricista (Estimulação Sensorial em ambiente Snoezelen) – Forbrain Snoezelen Room

2017
Psicomotricista no âmbito da estimulação cognitiva e motora com idosos – Sinapses

 Formação académica: 

Desde 2016
Frequência do Mestrado em Intervenção Precoce (Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Lisboa)

2015
Licenciatura em Reabilitação Psicomotora (Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa)

 

Joaquim Vítor

Cédula nº 19567

Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta 
Membro da APTCC (Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva)

Experiência profissional

Desde 2010
Prática de Clínica Privada com crianças, adolescentes e adultos.
Aconselhamento parental, formação a professores e supervisão pedagógica na Escola Raiz. Atualmente, diretor adjunto da Escola Raiz.

2013 – 2017
Formador da PRP (Prevenção Rodoviária Portuguesa).

2010-2012
Apresentação de conferências na área da investigação em psicoterapia: Consistencies Across Different Types of Studies as Evidence: The Case of the Search for Common Mental Mechanisms of Change in Paradigmatic Complementarity; Apresentação do tema “ Resultados Intermédios da Psicoterapia saem à rua: Mecanismos de mudança nas respostas a situações perturbadoras do quotidiano”; XXVI Congresso da SEPI (Society for the exploration of the psychotherapy integration) – Florença, Itália

Formação académica

Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, com especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa;
Pós-graduação em Psicoterapia e Aconselhamento com Adultos pela APTCC;
Realizou o curso de HighScope Teacher

Joana Lemos

Cédula Profissional nº 008691

Clínica e Educacional

Experiencia profissional:

2016-2017
Agrupamento de Escolas Luísa Todi – Serviço de Psicologia e Orientação

2015
AMCV – Associação de Mulheres contra a Violência

2000-2015
Consultório Particular

1999-2013
Universidade Nova de Lisboa  – Gabinete de Apoio Psicológico e Aconselhamento, Unidade de Execução Pedagógica e Formação Contínua, Conselho Pedagógico e Grupo de Trabalho na área da Gestão e Qualidade

Formação académica:

2007/2009
ISPA
Mestrado em Relação de Ajuda – psicoterapias existenciais (Pré-bolonha), em colaboração com a School of Psycotherapy and Counselling – Regent’s College, London).

2008/2009
ISPA
Grau de Mestre em Psicologia Clínica

1995–1999
ISPA
Licenciatura em Psicologia Clínica (Licenciatura Pré-Bolonha, área psicodinâmica)

Joana Lima

Sócio da Associação Portuguesa de Psicomotricidade: 1248

Psicomotricidade 

Experiencia profissional:

desde 2015
Psicomotricista na Escola Raiz

2013/2014
Psicomotricista no Lar Casal de São Brás
Psicomotricista / Professora de apoio no Núcleo Terapêutico e de Atividade Motora da CERCICA
Estagiária na Divisão de Promoção de Saúde da Câmara Municipal de Cascais

2011/2012
Estagiária no Clube de Repouso da Casa dos Leões

Formação académica:

2017-presente
A frequentar o curso HighScope Teacher Course na HighScope Portugal

2012
Pós-Graduação em Neuropsicologia Clínica na RedApple – Formação Contínua, Estudos Superiores e Serviços de Saúde

Curso Profissional de Massagem Terapeutica na 4NTEP – Escola de Massagem e Nova Terapia de Lisboa

2009/2012
Licenciatura em Reabilitação Psicomotora na Faculdade de Motricidade Humana – UTL

Joana Matoso

Cédula Profissional: 524

Avaliação Psicológica, Psicologia Forense, Psicogerontologia, Psicologia Clínica

Experiência Profissional:

2013 – presente
Direcção Técnica Residência Sénior Adelaide Monteiro

2011 – presente
Formadora Prevenção Rodoviária Portuguesa

2007 – 2013
Coordenação Pedagógica Associação de Pais EB1/JI Vila Nova de Caparica

2005-2006
Psicóloga Estagiária Centro Educativo São Fiel

Formação académica:

2014
Mestrado em Psicologia Forense – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

2004
Licenciatura (Pré-Bolonha) em Psicologia, Ramo Avaliação Psicológica, Defetologia e Reabilitação –  Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Maria João Figueiras

Cédula Profissional nº 1703 – OPP

Apoio e Aconselhamento – adultos

Psicoterapia

Acompanhamento de doentes crónicos (doentes cardíacos, cancro, diabetes, e outras doenças crónicas), gestão da doença, ajustamento e adesão terapêutica.

Apoio e acompanhamento a profissionais de saúde

Experiência Profissional:

Desde 2016 – CUF Almada

2011 – 16- Instituto de Cardiologia Preventiva de Almada (ICPA)

Desde 2006 – Centro de Psicologia e Desenvolvimento de Almada (CPDA)

Professora Associada Convidada – Universidade Católica Portuguesa

Professora Associada – Instituto Piaget – Almada

Formação académica:

2000
Doutoramento em Psicologia da Saúde, King’s CollegeUniversity of London, Londres, Reino Unido

1994
Mestrado em Psicologia da Saúde, United Medical and Dental Schools of Guy’s and St Thomas’ Hospitals (UMDS), Londres, Reino Unido

1989
Licenciatura em Psicologia Clínica, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), Lisboa

Sandra Luísa Fernandes

Cédula Profissional: 685

Áreas de intervenção:
Psicologia Clínica, Psicologia da Justiça, Psicoterapia, 
Psicoterapia individual (adultos, crianças e adolescentes); Terapia de Casal;
Intervenção com vítimas de crimes sexuais (adultos, crianças e adolescentes)
Supervisão de visitas pais/filhos – observação e avaliação da interacção;
Acompanhamento de crianças para Audição em Tribunal.

Experiência profissional:

1998-1999
Psicóloga na Associação Humanitária de Familiares e Amigos de Mulheres e Homens Presos
2001-2002 – Psicóloga Bolseira no Estabelecimento Prisional de Tires/Projecto Iniciativa Juvenil – Câmara Municipal de Cascais/ADEC;
2001-2004 – Coordenadora de Equipas de Rua – Programa Escolhas – Prevenção da Criminalidade Juvenil;
2001 – presente – Psicóloga Clínica em contexto privado
2004-2006 – Coordenadora Técnica de Equipa de Rua – Divisão da Juventude – Câmara Municipal de Cascais
2006 – presente – Técnica Superior de Psicologia em entidade semipública com funções no acompanhamento a famílias com crianças e jovens em perigo; apoio técnico a equipamentos de infância; Técnica gestora numa Comissão de Protecção de Crianças e Jovens; Membro da Equipa Técnica de Apoio ao Tribunal de Família e Menores

Formação académica:

1993-1998 – Licenciatura em Psicologia, área de Clínica no ISPA
2001-2004 – Mestrado em Psicologia Legal no ISPA
2003-2008 – Formação de Psicoterapeutas para a prática do Modelo de Psicoterapia Breves – Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves
2007-2008 – Curso Internacional de Terapias Assistidas com Animais – Fundacíon Bocalán/CERCICA
2011-2012 – Estudos Avançados em Psicologia da Saúde – ISPA
2013-2016 – Frequência da formação de Psicoterapeutas para a prática do Modelo Existencial – Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial
2016-2017 – Pós-graduação em Terapia de Casal – INPSIC

Sónia Bartolomeu

Psicomotricidade

Experiência Profissional:

desde 2016
Psicomotricista na Escola Raiz

desde 2014
Psicomotricista em meio aquático/ Professora de natação adaptada
Psicomotricista em contexto escolar

Formação académica:

2018 – presente
Pós-graduação em Neuropsicologia Pediátrica

2017
Formação em Primeiros Socorros Pediátricos com Suporte Básico de Vida

2015
Licenciatura em Reabilitação Psicomotora

Teodomiro Urbano Pires

TEODOMIRO URBANO PIRES

Cédula Profissional nº 4406 – OPP
Psicólogo Clínico e da Saúde,
Psicoterapeuta (Adultos e Adolescentes),
Terapeuta Familiar e de Casal.

Experiência Profissional:

Desde 2019
Docente no Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Instituto Piaget (ISEIT).

Desde 2004
Psicólogo Clínico (Técnico Superior de Saúde) na Equipa Técnica Especializada de Tratamento de Almada, Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências, Administração Regional Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP (ARSLVT).

Desde 2005
Consultor Sénior e Executive Coach na Sofia Calheiros & Associados, Lda. e (anteriormente) na Conceito O2.

2000 – 2005
Docente no Curso de Formação Pós-graduada em Aconselhamento e Psicoterapia Comportamental e Cognitiva, Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (APTCC).

1997 – 2004
Psicólogo e psicoterapeuta na Comunidade Terapêutica da Associação Vale de Acór – Projecto Homem (para o tratamento dos comportamentos aditivos e dependências).

Desde 1998
Clínica privada.

Formação Académica:

2018
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.

2016
Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, Ordem dos Psicólogos Portugueses
Especialização Avançada em Psicoterapia, Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

2009
Pós-graduação em Intervenção Familiar e Sistémica, Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF).

2004 – 200
Estágio da Carreira dos Técnicos Superiores de Saúde (Estágio da Especialidade) – Ramo de Psicologia Clínica, Instituto da Droga e da Toxicodependência, Ministério da Saúde.

1999
Pós-graduação em Aconselhamento e Psicoterapia Comportamental e Cognitiva, Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (APTCC).

1997
Licenciatura em Psicologia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.

Maria João M. Cosme

Cédula profissional: 2342
Psicologia Clínica; Psicoterapia a Crianças, Adolescentes e Adultos; Avaliação Psicológica; Orientação Vocacional; Aconselhamento Parental; Avaliação de Capacidades Ingresso Escola Primária; Ludoterapia

Experiência profissional:

Desde 1997
Clínica privada

Desde 1998
Técnica superior de Psicologia Clínica no Instituto de Apoio à Criança (IAC) Sectores Actividade Lúdica e Humanização dos Serviços de Saúde até 2003. Desde 2003 no SOS-Criança, realizando: Atendimento Psicológico a crianças e jovens; Representação do SOS-Criança junto dos parceiros internacionais; Orientação de estágio académicos e da OPP; Representação da linha 116 000, número europeu para situações de crianças desaparecidas; Técnica de Atendimento telefónico nas linhas de apoio 116 111 para crianças em risco e 116 000 para crianças desaparecidas e suas famílias.

Desde 2011
Psicóloga Clínica em regime de avença na
Clínica Saúde Plus. Forte da Casa. Clínica de medicina do trabalho, realizando
Psicoterapia a Crianças, Adolescentes e Adultos; Avaliação psicológica; Ludoterapia.

Formação académica:
De Setembro 1992 a Junho de 1997.
Licenciatura em Psicologia Clínica pelo ISPA

Tese Monográfica na área temática de Social-Clínica, sob a forma de investigação, subordinada ao tema “Existência ou não de DPTS (Distúrbio Pós-Traumático de Stress) em casos de IVG-interrupção voluntária da gravidez”, em Novembro de 1997 com a classificação de 18 valores, sob orientação da Professora e Psicoterapeuta Dra. Isabel Leal.

Especialidades atribuídas pela OPP : Psicologia Educacional e Psicologia Clínica e da Saúde

De Novembro de 1997 a Junho de 1999
Estágio Profissional em regime de Voluntariado, na Clínica da Juventude
Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital de Dona Estefânia
Sede: Hospital Júlio de Matos
Alvalade, Lisboa

De Setembro 2005 (de Set 2005 a Julho 2006)
Pós Graduação de Psicoterapeutas de Crianças e Adolescentes- Insight

Rita Bustorff Silva

Áreas de Intervenção: Orientação Vocacional; Dificuldades de Aprendizagem; Métodos e Hábitos de Estudo; Motivação para a escola.

Experiência Profissional:

Setembro 2018-Presente – Psicóloga Educacional na Escola Raiz;
Junho 2018-Presente – Psicóloga Educacional no Vitamina P;
2015/2016 e 2016/2017 – Estágio Profissional no Colégio Manuel Bernardes;
2013/2014 – Estágio Académico no Colégio Valsassina.

Formação Académica: 

2014 – Mestrado Integrado em Psicologia da Educação e Orientação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Tese de Mestrado “Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar”.

Vitamina P - Psicologia, saúde e bem-estar