A carregar...



ÁREAS DE INTERVENÇÃO

ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM NEE

Apoio Psicopedagógico

O acompanhamento de crianças com NEE em contexto de sala de aula poderá ocorrer em diversas situações. Este apoio é dado por profissionais da área de Psicomotricidade, Psicopedagogia e Terapia da Fala, de acordo com as necessidades individuais de cada criança, podendo ser requerido pelos pais ou diretamente pelas escolas ou instituições.

Faz parte deste acompanhamento:

  • Apoio Psicopedagógico – apoio na elaboração e utilização de estratégias facilitadoras de acordo com as dificuldades específicas de aprendizagem de cada criança.
  • Acompanhamento do Programa Educativo Individual (PEI) ou do Currículo Específico Individual (CEI) quando o caso assim o justifica – apoio na criação e implementação das metas curriculares de acordo com as necessidades de cada criança, acompanhando o processo burocrático e prático das mesmas.

Intervenção precoce na infância – Apoio integrado para crianças dos 0 aos 6 anos e para as suas famílias. Este apoio em contexto escolar poderá ser um facilitador ao nível das capacidades adaptativas específicas deste ambiente e poderá ser complementado com um apoio em sessão ou ao domicílio.

Acompanhamento em Unidades de Ensino Estruturado para crianças com Perturbações do Espectro do Autismo – Promover a participação dos alunos nas  atividades curriculares, envolvendo-se com os seus pares de turma, implementando e desenvolvendo estratégias para a organização do espaço, tempo, materiais e atividades, de maneira a promover os processos de aprendizagem, autonomia e adaptação ao contexto escolar e vida pós-escolar.


Vitamina P - Psicologia, saúde e bem-estar