A carregar...



ÁREAS DE INTERVENÇÃO

AVALIAÇÃO

Avaliação

No Vitamina P pode realizar avaliações integradas no processo terapêutico em curso ou solicitar uma avaliação pontual numa das seguintes áreas:

Avaliação Psicomotora
O Psicomotricista realiza a observação, avaliação e diagnóstico do perfil e nível de desenvolvimento psicomotor geral e em particular dos factores psicomotores (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, estruturação espacio-temporal, praxia global e praxia fina),  através da aplicação de baterias e testes específicos, de maneira a prescrever, planear e implementar programas terapêuticos, reeducativos ou preventivos.

A avaliação psicomotora é realizada a nível qualitativo e quantitativo, respeitando sempre a individualidade pessoal e envolvimental, tendo o psicomotricista um papel relevante no estabelecimento da relação entre todos os fatores que influenciam o ser (bio-psico-social).

Esta avaliação tem como objetivo a formulação de um relatório e um Plano Reabilitacional Individualizado, sempre que necessário.

O Vitamina P disponibiliza este serviço em clínica para qualquer faixa etária, escolas e estruturas residenciais para idosos.

Avaliação e Intervenção Psicopedagógica
As aprendizagens e o sucesso escolar constituem uma das maiores preocupações para pais e professores, no caso de crianças que apresentam dificuldades específicas de aprendizagem, que comprometem o bom desempenho académico.

Através da avaliação psicopedagógica podemos identificar e compreender em concreto o tipo de dificuldades existentes e assim elaborar um plano de intervenção psicopedagógico direcionado para os problemas encontrados. Este plano tem como objetivo procurar recursos e estratégias alternativas que promovam o desenvolvimento de competências e potenciem as aprendizagens e um desempenho escolar adequado às capacidades (através da autorregulação, estimulação cognitiva, métodos e hábitos de estudo, eficaz gestão do tempo, desenvolvimento de tempos e qualidade da atenção/concentração). Este trabalho é feito em estreita parceria com a escola e os pais.

Se identificar um dos seguintes problemas, é aconselhável procurar a ajuda de técnicos especializados, que apoiem a criança e a família:

  • Défices cognitivos;
  • Dificuldades de aprendizagem, generalizadas ou específicas;
  • Baixo rendimento escolar;
  • Desmotivação a nível académico;
  • Dificuldades emocionais;
  • Problemas comportamentais | sociais.

Em caso de dúvida, contacte-nos e em conjunto avaliaremos a situação.

Avaliação psicológica
A avaliação psicológica é realizada com o objetivo de recolher informação sobre um indivíduo de modo a conhecer melhor as suas características e potencial em áreas fundamentais para o seu desenvolvimento pessoal. Esta avaliação permite dar uma noção mais clara ao cliente sobre si mesmo. É realizado um diagnóstico e um plano de intervenção psicológico quando o diagnostico assim o indicar.

As Avaliações pautam-se por diferentes tipos, de acordo com as diferentes situações e pedidos; desde a avaliação das competências cognitivas /intelectuais, avaliação pedida para apresentar em tribunal, avaliação da personalidade, orientação vocacional, verificação de incapacidades psicológicas, à avaliação para a reforma, avaliação das dificuldades de aprendizagem, alterações emocionais, entre outras.

Exemplos de situações em que uma avaliação se pode aplicar:

“O seu filho demonstra muita resistências às tarefas escolares e tem mau aproveitamento. São diversos os motivos que podem explicar esta situação: falta de motivação, ansiedade de desempenho, dificuldades de aprendizagem, fracos métodos de estudo, reduzida tolerância à frustração, etc. A avaliação permitirá analisar cada uma das variáveis e criar um quadro compreensivo que guiará uma ação mais intencional e eficaz”

“Tem momentos de uma intensa ansiedade. Não percebe bem o que se passa, mas a verdade é que em determinados contextos o seu coração palpita freneticamente, a respiração fica ofegante e sente que não vai sobreviver a tanta ativação. Com a ajuda de uma avaliação, poderá compreender melhor o fenómeno (o que o precipita no momento, as causas que o mantêm e reforçam, em que contextos, qual a sua função) e a partir desse momento avançar para uma melhoria significativa no seu bem-estar.”


Vitamina P - Psicologia, saúde e bem-estar