A carregar...



ÁREAS DE INTERVENÇÃO

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

O que são a Orientação Vocacional e a Orientação de Carreira?

São processos simples e sistemáticos que apoiam o indivíduo no momento de tomar decisões ou fazer escolhas no seu percurso profissional ou académico.

Este processo é realizado por uma equipa de profissionais especializados nesta área e foca-se em duas etapas: autoconhecimento e conhecimento das oportunidades de trabalho e estudo.

Temos uma equipa muito experiente nesta área que acompanha o indivíduo no processo de exploração séria e sistemática acerca dele mesmo, das suas capacidades e apetências, das suas aptidões e das suas escolhas pessoais.

Este processo é essencial e deve ser realizado sempre que o indivíduo se depara com novas escolhas e tomadas de decisão, já que lhe permite conhecer-se melhor gradualmente e decidir como aumentar as suas competências nas áreas de interesse.

O mundo está em constante mudança e nós somos seres em constante mudança, pelo que todos temos necessidade de fazer esta reflexão em determinados momentos da vida de modo a redefinirmos caminhos e tomarmos novas decisões de uma forma sustentada e segura.

Porque é importante optar pela Orientação Vocacional e pela Orientação de Carreira?

Dado que, como referimos, estas primeiras escolhas e exploração terão impacto no nosso futuro como um todo, ter alguém que nos oriente nesse processo pode facilitar muito não só o conhecimento acerca daquilo que existe como opção, como também de como nos podemos preparar melhor para esse percurso.

Os testes aplicados e as entrevistas realizadas permitirão um maior conhecimento e reconhecimento do perfil individual de cada um, bem como daquilo que parece melhor adequar-se ao indivíduo (dentro da oferta académica e profissional existente), conseguindo-se uma maior probabilidade de consonância entre o perfil e a área escolhida.

No Vitamina P este processo é realizado habitualmente em 4 sessões, podendo dar continuidade sempre que precisar. O psicólogo que o acompanhou está disponível para o apoiar sempre que surgirem dúvidas ou novos desafios.

Há uma 5ª sessão habitualmente realizada em grupo para os interessados em discutir as suas reflexões e tomadas de decisão.

Este tipo de acompanhamento é também recomendado para adultos que estão insatisfeitos com o atual emprego, que querem mudar de área ou que desejam progredir na mesma carreira.

Também fazemos orientação para quem está reformado. Nunca é tarde para se descobrir, certo?


Vitamina P - Psicologia, saúde e bem-estar