A carregar...



ÁREAS DE INTERVENÇÃO

PSICOTERAPIA

PSICOTERAPIA

A psicoterapia é um processo terapêutico que tem como objetivo apoiar a pessoa a compreender melhor o seu universo, melhorar as suas relações (com o próprio e com os outros) e regular e satisfazer as suas necessidades, atingindo uma melhoria no seu bem-estar. O terapeuta é um facilitador neste processo de autoconhecimento, agência e mudança. “Como eu funciono?”, “Porque é que funciono desta forma?”, “Que mudanças devo realizar para melhorar a minha vida?”, são algumas das fases deste processo complexo e gratificante.

O ser humano, com a sua história, vai desenvolvendo formas de se relacionar consigo próprio, com os outros e com a vida. A dado momento esses padrões de funcionamento podem ser problemáticos na medida em que não satisfazem necessidades psicológicas do próprio, dificultam a relação com os outros ou criam distanciamentos entre o ele que deseja e o que atinge. Ansiedade, depressão e problemas de relacionamento são as queixas mais comuns que conduzem aos pedidos de ajuda psicológica.

A psicoterapia apresenta resultados empiricamente comprovados em diversas problemáticas como: pânico, fobias, depressão, perturbações alimentares, stress pós-traumático, conflitos pessoais, conjugais e familiares, luto, perdas significativas, etc.

A frequência das sessões e a duração do processo terapêutico dependem das necessidades particulares e dos objetivos de cada pessoa e deverão ser decididas com o psicólogo. Habitualmente, as sessões de psicoterapia duram 50 minutos.

Estão indicadas para situações: de depressão, ansiedade, luto, perturbação do comportamento, fobias, abuso sexual, dificuldades de memória, hiperatividade entre outras.


Vitamina P - Psicologia, saúde e bem-estar