Prosperar na adversidade

Covid, covid, covid. Que palavra tão iníqua e incrivelmente presente nos nossos dias…. umas vezes parece que não conseguimos escapar, outras que nunca vai acabar. Alguns chamam-lhe guerra, outros tempestade e há ainda alguns que pensam ser tudo um grandioso exagero. Seja qual for o caso e a rapidez da tão esperada vacina, o Covid fará parte desta época festiva. E agora?
Está na altura de sermos resilientes. Como conceito interativo, a resiliência refere-se à resistência relativa que alguém tem a experiências de risco e à capacidade de responder à adversidade e aos desafios (Rutter, 2016). Sendo algo que podemos desenvolver em qualquer altura da vida, a resiliência determina o sucesso e o falhanço resultantes de azares e dificuldades. De acordo com Miles (2015), a resiliência melhora a aprendizagem e o envolvimento familiar e na comunidade, reduz doenças e comportamentos de risco e diminui a taxa de mortalidade com o aumento da saúde física. Tempos difíceis requerem medidas resilientes e por isso, oferecemos-lhe algumas estratégias para prosperar durante esta época festiva.
Dê a si mesmo 10 minutos por dia para se queixar do Covid. Reserve uma altura específica em que pode simplesmente desabafar consigo próprio ou com um amigo e liberte o resto do dia de preocupações e injustiças relacionadas com a pandemia.
Seja criativo nas suas celebrações! Proporcionando-lhe a oportunidade de fazer algo de uma forma que lhe agrada, a criatividade demonstra aumentar o bem-estar (Csikszentmihalyi, 1997).
Ao estarmos envolvidos e imersos numa atividade intrinsecamente motivadora, a felicidade e o sentido de responsabilidade que provêm do nosso trabalho podem aumentar a nossa vontade de definir e alcançar objetivos, inspirar outros a emular comportamentos criativos e contribuir para o crescimento económico e tecnológico (Ali, 2014). Durante uma tempestade turbulenta como esta pandemia e à beira de uma recessão económica, a criatividade é extraordinariamente importante e pode mesmo impactuar positivamente as nossas vidas e ambiente.
O COVID-19 dá-lhe a oportunidade única de reinventar, repensar e criar as suas próprias tradições. Pense naquela celebração que sempre quis fazer, aquela tradição velha que está mortinho por se livrar, aquele prazer secreto em que tem pensado sozinho. Pode não voltar a ter as restrições deste ano e por isso está na altura de aproveitar as suas vantagens e dar a si mesmo o mimo de 2020 que sabe que merece. Aqui ficam 16 ideias para fazer desta uma época
festiva especial:
1. Crie uma competição online de casinhas de gengibre com os seus amigos e família
2. Pendure meias de Natal de família e encha-as de mensagens positivas e mimos saborosos
3. Aperfeiçoe aquela receita de família que está a adiar há já algum tempo
4. Faça um bolo e, com distanciamento social, troque-o com amigos
5. Conduza pela cidade para ver as luzes de Natal sem sair do quentinho do seu carro! (Regresse a casa antes das 23h)
6. Com os seus filhos, monte uma cidade com materiais de construção diferentes
7. Faça as suas próprias decorações de Natal e partilhe fotografias nas redes sociais para
que a sua família e amigos as possam ver
8. Encomende materiais online e faça a sua coroa de advento
9. Faça uma playlist de Natal e partilhe-a com amigos e família para ouvirem as mesmas músicas ao mesmo tempo
10. Dê uma festa de karaoke online
11. Jogue jogos de tabuleiro online (jogos como Catan, Batalha Naval, Monopólio e Uno têm plataformas online gratuitas para jogar com amigos ou estranhos)
12. Use o site da Carris para enviar uma mensagem a um ente querido e distante
13. Personalize os seus cartões de Natal e envie-os por correio para surpreender os seus amigos e família e marcar presença nas suas casas
14. Veja um filme de Natal com alguém especial no Zoom
15. Jogue online às charadas com a sua família ou amigos desde o conforto da sua casa
16. Junte um convidado: cozinhe uma refeição extra e entregue-a à Refood ou ligue para combinar recolhas
O que quer que escolha, faça-o com intencionalidade e alegria. Está na altura de servirmos de exemplo e sermos criativos na adversidade!
Referências:
Ali, A. J. (2014). Innovation, happiness, and growth. Competitiveness Review.
Mihaly Csikszentmihalyi: Csikszentmihalyi, M. (1997). Happiness and creativity. The Futurist, 31(5), S8.
Miles, Joshua. “The Importance of Building Resilience.” Counselling Directory, Counselling Directory, 19 May 2015, www.counselling-directory.org.uk/memberarticles/the-importance-of-building-resilience.
Rutter M. Implications of resilience concepts for scientific understanding. Ann New York Acad Sci. 2006;1094:1–12.
Artigo por: Teresa Aires

