Como praticar Mindfullness

Por muito ocupados que estejamos, todos temos pequenos intervalos de tempo no nosso dia-a-dia, nos quais podemos recuperar a atenção plena. Eis alguns exemplos de “intervalos de tempo mais comuns”:
– Esperar por um elevador: em vez de fitar ansiosamente o mostrador para ver em que piso está o elevador, tente tomar consciência da situação, talvez reparando na sensação produzida pelos seus pés assentes no chão.
– Enquanto trabalha ou estuda: tome consciência da sua postura. Veja se consegue trabalhar sem contrair os músculos dos ombros e do pescoço.
– Paragem de autocarro, estação de comboios, semáforos: Deixe de se afligir; meta o telemóvel no bolso. Quando parar num semáforo, centre-se na sua respiração, mesmo que a frustração o deixe completamente tenso.
– Sempre que for a pé para algum lado… de uma divisão para a outra, de uma ponta da sala para a outra, ao longo de um corredor, até a uma loja, subindo as escadas… tem a oportunidade de fixar a sua atenção na forma como caminha, reparando na sensação produzida pelos seus pés contra o chão.
Utilize os intervalos e descobrirá que consegue manter a atenção muito mais plena durante o dia sem, contudo, “perder” tempo!
Fonte: Padraig O’Morain (2015). Mindfulness no Dia a Dia. Amadora: Nascente.


