Terapia com Animais

Desde o início da civilização que temos inúmeros relatos da ligação entre os animais e os seres humanos. Ao longo dos anos, os animais passaram a ter um papel cada vez mais importante no desenvolvimento económico, psicológico e social do ser humano.

Dentro das intervenções, distinguimos:

  • Atividades Assistidas por Animais (AAA): em que o animal se integra em atividades que facilitam a motivação e educação e em que não é necessário um plano ou avaliação;
  • Terapias Assistidas por Animais (TAA): em que o animal colabora na terapia para fins de saúde mental, fisioterapia ou terapia da fala;
  • Educação Assistida por Animais (EAA): em que o animal promove a aprendizagem e estimula os desenvolvimentos psicomotor e psicossocial, adaptando os objetivos pedagógicos a cada aluno.
Terapias com Animais

Nestas intervenções, o animal é visto como agente facilitador, catalisador e motivador social, que atrai, modifica e faz a ligação entre o mundo mais isolado da pessoa e o meio social. O simples toque (sentir o coração, pentear, alimentar ou passear) permite que seja criada uma sensação de bem-estar e de conforto, uma ligação emocional, responsabilidade social, motivação e autoconfiança. O animal consegue transmitir a sensação de que estamos seguros e somos aceites incondicionalmente, independentemente da nossa condição física ou mental. O cão é o melhor ouvinte possível, já que, não julgando nem criticando, cria espontaneamente uma relação de confiança.