Pais e Filhos

Pais, filhos e escola

A escola é, sem dúvida, parte fundamental na vida de uma criança, pois é nela que são passados os anos da sua infância, tão determinante para o seu futuro enquanto adulta. Nesse sentido, a melhor aprendizagem que a escola pode oferecer é a construção de alunos curiosos, motivados, responsáveis, esforçados, críticos e proativos, fornecendo-lhes assim ferramentas para se tornarem adultos sensatos, confiantes, resilientes e educados.

Ter boas notas pode não ser sinónimo de ser bom aluno e, por isso, a valorização da criança enquanto aluno deve passar por atitudes como o esforço, o rigor, a aprendizagem, a amizade e o respeito pelos outros antes de se chegar ao rendimento escolar. Como defende o psicólogo Eduardo Sá “Mais importante que as boas notas são os bons alunos. Daqueles que erram e que aprendem. E mais importante, ainda, que os bons alunos são aqueles que, tendo “várias vidas”, são bons alunos, bem educados e boas pessoas.”

Até porque, no fim de contas, um aluno com estas características irá, muito provavelmente, esforçar-se para ter boas notas.

Autor: Rita Bustorff Silva
Data: 2017

Link para o artigo original:
http://www.paisefilhos.pt/index.php/opiniao/eduardo-sa/8497-boas-notas-nao-obrigado