Síndrome de Asperger

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Na minha opinião a inclusão do ndrome de Asperger na designação de Perturbação de Espetro do Autismo com a aprovação do DSM-V veio revelar de forma bastante evidente como o Espetro do Autismo se trata de um “mundo” bastante vasto onde não há “receitas” ou “estratégias” estanques naquilo que é designado como a intervenção terapêutica e que não será o défice cognitivo mais ou menos significativo que permitirá obter essas respostas. Cada criança é uma criança com as suas especificidades assim, o autismo, é um espelho desta realidade. Quando intervimos com uma criança autista é importante compreender-se que é necessário ver além do autismo e tentar entrar no mundo da criança que está à nossa frente. Muito mais do que trazer a criança com PEA, que no senso comum habitualmente se diz estar “no seu mundo”, para o “mundo real e concreto”, a importância assenta em conseguirmos entrar no mundo destas crianças a fim de compreender qual a melhor estratégia de lidar com aquela criança e não com a PEA.

Autora: Inês Coelho
Data: 2017

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