O acompanhamento de crianças com NEE
O acompanhamento de crianças com NEE (Necessidades Educativas Especiais) em contexto de sala de aula poderá ocorrer em diversas situações. Este apoio é dado por profissionais da área de psicomotricidade, psicopedagogia e terapia da fala, de acordo com as necessidades individuais de cada criança, podendo ser requerido pelos pais ou diretamente pelas escolas ou instituições.
Faz parte deste acompanhamento:
- Apoio psicopedagógico – apoio na elaboração e utilização de estratégias facilitadoras de acordo com as dificuldades específicas de aprendizagem de cada criança;
- Acompanhamento do Programa Educativo Individual (PEI) ou do Currículo Específico Individual (CEI) quando o caso assim o justifica – apoio na criação e implementação das metas curriculares de acordo com as necessidades de cada criança, acompanhando o processo burocrático e prático das mesmas.
- Intervenção precoce na infância – Apoio integrado para crianças dos 0 aos 6 anos e para as suas famílias. Este apoio em contexto escolar poderá ser um facilitador ao nível das capacidades adaptativas específicas deste ambiente e poderá ser complementado com um apoio em sessão ou ao domicílio.
- Acompanhamento em Unidades de Ensino Estruturado para crianças com Perturbações do Espectro do Autismo – Promover a participação dos alunos nas atividades curriculares, envolvendo-se com os seus pares de turma, implementando e desenvolvendo estratégias para a organização do espaço, tempo, materiais e atividades, de maneira a promover os processos de aprendizagem, autonomia e adaptação ao contexto escolar e vida pós-escolar.




