Perda Gestacional e Perinatal: Um Guia Para Pais e Para Quem os Apoia

Este é um guia para quem perdeu (ou está a perder) um bebé durante a gravidez ou pouco depois de nascer, e para os que apoiam essa pessoa e muitas vezes não sabem como o fazer. É um tema de que quase ninguém fala abertamente, apesar de ser mais comum do que se pensa.

Foi escrito por uma mãe que perdeu dois bebés e pela mãe dela (também psicóloga clínica) que foi o principal apoio ao longo desse processo. O guia não tem uma receita com a forma certa de viver este momento. Ajuda a pensar no que faz sentido para cada caso, destaca recursos e partilha experiências. É gratuito e pode ler cada uma das partes nos links abaixo.

Está dividido em duas partes:

  • Para os pais do(s) bebé(s): 49 páginas que abordam questões concretas como pegar ou não no bebé, como lidar com a dor física, fazer ou não um funeral, o que as pessoas dizem sem pensar e como se proteger disso, voltar ao trabalho, entre outras.
  • Para a rede de apoio destes pais: 28 páginas que abordam o que fazer e não fazer, dizer e não dizer, procurar ajuda, entre outras.

link livro em português

link livro em inglês

Se precisar de falar com alguém, pode marcar consulta através deste email: vitaminap@vitaminap.pt

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *